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Elevadores inteligentes mantêm hospitais em movimento 24 horas por dia e 7 dias por semana

Vivemos num mundo em que os dados têm um valor tangível e de extrema importância. Em estabelecimentos médicos críticos da região sul da Finlândia, a tecnologia inteligente faz a monitorização permanente do estado dos elevadores.

Em lugar algum os elevadores desempenham um papel tão crucial como em hospitais. Quando um paciente com trauma chega ao heliporto com necessidade de uma cirurgia de emergência, uma avaria é a última coisa que se quer. Os elevadores são indispensáveis, não só para deslocar a equipa médica e os pacientes, como também para conectar familiares e entregar refeições, roupas e material médico.

Estas são algumas das razões pelas quais o grupo HUS Helsinki University Hospital está interessado em minimizar o tempo de inatividade dos elevadores nos 20 hospitais do sul da Finlândia, onde mais de 1,6 milhões de pacientes recebem cuidados médicos todos os anos. Quando este grupo foi convidado a experimentar a versão piloto dos Serviços KONE Connected 24/7 há três anos, o gestor de instalações do HUS, Mika Ahia, mostrou interesse na oportunidade de melhorar a satisfação dos clientes através de um sistema de manutenção preditiva com base em inteligência artificial (AI).

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“Um dos nossos valores fundamentais é proporcionar um serviço hospitalar sem problemas e a digitalização vem trazer novas possibilidades. A inovação da KONE pareceu-nos algo que iria satisfazer os nossos elevados padrões. O nosso objetivo para a usabilidade dos elevadores é extremamente elevado, 99,9%”, refere Ahia.

Como estão as minhas portas?

O grupo HUS adotou o serviço em aproximadamente 70 elevadores na fase piloto, em 2017. Em cada unidade foi instalado um dispositivo do tamanho da palma da mão que recolhe dados de cerca de 200 parâmetros, estatísticas de utilização e falhas. Em seguida, estes dados são retransmitidos em tempo real para o serviço de nuvem da KONE e processados por sistemas analíticos avançados.

“Quando se deteta algo que se desvia da norma, como uma porta de elevador que fica aberta mais tempo do que a média de dois segundos, é ativado um pedido de serviço. Se a ocorrência for grave, enviamos imediatamente um técnico. As nossas equipas nunca estão a mais de três quilómetros de distância”, explica Anna Wäck, a diretora de Vendas da KONE.

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A beleza do sistema é a sua capacidade de detetar problemas antes que aconteçam. “Muitos sintomas passam despercebidos. Normalmente, quando um cliente comunica um problema, já é demasiado tarde, o elevador já parou. Mas com os Serviços KONE Connected 24/7, cada elevador diz-nos exatamente qual o seu estado”, acrescenta Wäck.

“E o melhor deste serviço é que é inteligente o suficiente para saber o nível de gravidade da falha. Se não for muito grave, o problema é referenciado na lista como verificação adicional a fazer na próxima visita programada”.

Sempre de olho no local

A avaliação contínua do desempenho e dos riscos aumenta a acessibilidade, fiabilidade e segurança para os proprietários e utilizadores de edifícios e os Serviços KONE Connected 24/7 também oferecem um novo conjunto de ferramentas para os técnicos de manutenção.

“É como se tivéssemos os olhos postos no local em tempo real, 24 horas por dia. É possível saber exatamente o que se está a passar com cada unidade sem ter de estar fisicamente presente”, afirma Jerry Mansner, técnico de manutenção da KONE.

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“E é conveniente ter o diagnóstico do problema antes de uma chamada, pois assim sabemos que ferramentas e peças de substituição devemos levar connosco. Em determinados casos, é bem possível que o sistema tenha inclusive salvado vidas”, acrescenta. Mansner partilha o exemplo recente de um quase-acidente no hospital de Helsínquia, Meilahti Triangle Hospital, em que apenas um elevador desce ao heliporto, no terraço.

“Foi a uma segunda-feira de tarde. Recebemos a notificação de que o variador do elevador do heliporto estava em sobreaquecimento. Como eu tive conhecimento de problema com antecedência, já levei o equipamento necessário para arrefecer o variador e manter o elevador em funcionamento. Na era pré-digital, provavelmente teria parado, com consequências possivelmente trágicas”.

Cada vez mais inteligente

Only four months into the pilot, the system was already delivering quantifiable value.

“The number of elevator failures decreased by 25%, the failure rate improved by 14%, and no cases of entrapment occurred. Based on these good results, we decided to connect all 305 of our elevators to the system in 2018,” Ahia says.

Em apenas quatro meses da fase piloto, o sistema já entregava um valor quantificável.

“O número de avarias de elevador diminuiu 25%, a taxa de avaria melhorou 14% e não ocorreram encurralamentos. Com base nestes bons resultados, decidimos conectar os nossos 305 elevadores ao sistema em 2018”, afirma Ahia.

O serviço também fornece dados úteis sobre taxas de utilização e avarias, com o intuito de ajudar os clientes a otimizar a sua utilização, reduzir os custos de vida útil e avaliar a necessidade de reparação ou substituição. Como os Serviços KONE Connected 24/7 são uma tecnologia cognitiva baseada na aprendizagem automática, estes tornam-se cada vez mais precisos à medida que vão acumulando dados.

“Até ao momento, já aumentou significativamente a fiabilidade dos nossos elevadores. Tendo em conta os números do ano passado (2019), estamos muito felizes!”, conclui Ahia. Sem sombra de dúvida que os casos de encurralamento nos hospitais HUS caíram e, ao longo dos últimos 2 anos, a ocorrência de erros diminuiu em cerca de 40%. Simultaneamente, 60% das necessidades do serviço de elevadores já são observadas de forma proativa, pelos técnicos da KONE, através dos dados, melhorando assim a sua utilização e a vida útil.

Prova da satisfação dos hospitais HUS com este serviço é que todos os elevadores do novo Bridge Hospital, atualmente em construção, também estarão conectados.

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