WELCOME TO KONE!

Are you interested in KONE as a corporate business or a career opportunity?

Corporate site

Would you like to find out more about the solutions available in your area, including the local contact information, on your respective KONE website?

Your suggested website is

United States

Go to your suggested website

Back to top

COMBATER O STRESS

O bem-estar do pessoal recua para segundo plano quando as pressões dos ambientes de trabalho urbanos ascendem. Mas, para voltar a focar-se nas coisas que importam, a KONE está a ajudar os seus funcionários a cuidar da sua saúde. Eis alguns exemplos inspiradores dos E.U.A., Finlândia e Índia.

"É praticamente embaraçoso admitir que um equipamento tão pequeno como o pedómetro me permitiu dedicar mais atenção à minha saúde", afirma Ken Schmid, Vice-Presidente Sénior, Finanças para a KONE nas Américas.

Schmid não está sozinho. Cada vez mais pessoas dependem de equipamentos para terem noção de que têm de se manter saudáveis. Mas à medida que o stress começa a dominar as mentes e os corpos da população trabalhadora, empresas como a KONE estão a fazer um esforço colaborativo para ajudar os funcionários a continuarem saudáveis. O programa global Elevate Your Health da KONE é um caso que destaca a importância de se estar atento, de se manter ativo e de se ser responsável, e dá aos países a liberdade de apresentar ideias para tornar os seus funcionários mais ativos fisicamente.

Por exemplo, o "One Billion Steps Challenge" nas Américas. Os funcionários da KONE no Canadá, Estados Unidos e México estão a caminhar na direção de ter uma vida mais saudável quando dão milhares de milhões de passos em conjunto. "Pode parecer inatingível, mas se converter isso em passos individuais – um mínimo de 3.500 passos diários por pessoa –, é algo perfeitamente atingível", afirma Schmid.

A iniciativa foi lançada, já que caminhar é uma atividade que a maioria das pessoas pode fazer. Não requer qualquer equipamento especial ou instalações, apenas um bom par de calçado. Além disso de manter a saúde física, caminhar pode também reduzir o stress, especialmente quando é feito no exterior rodeado de ambientes agradáveis.

A nível pessoal, Schmid afirma: "Eu comecei há alguns anos a caminhar e pouco tempo depois passei ao jogging, ao ciclismo, a usar uma máquina elíptica e a levantar pesos. Agora estou mais focado na minha dieta." O resultado? "Tensão arterial mais baixa, perda de peso, mais energia, produtividade e uma mentalidade muito mais positiva", admite.

MEXER-SE UM POUCO

"Ser ativo e cuidar do corpo juntamente com uma alimentação saudável e dormir o suficiente. Às vezes, basta isso", afirma Tuulia Saario, Diretira da Saúde e do Bem-estar no Trabalho nos RH da KONE na Finlândia.

Ela afirma que com um pouco de esforço extra, as lesões relacionadas com o trabalho, como dores de costas e na nuca, podem ser reduzidas ou eliminadas. "Muitas pessoas acham que alongar é importante, mas na realidade é muito melhor ativar os músculos. Bastam simples exercícios como agachamentos e movimentos rotativos para ajudar realmente aqueles que passam muito tempo do seu dia numa posição fixa, sentados a uma secretária ou a realizar trabalho físico", explica Saario.

Para além da saúde física, Saario considera que um ambiente de trabalho agradável tem um papel fulcral no bem-estar geral. "As pausas para o café e almoço ou os encontros semanais são uma boa forma para conhecer os colegas e partilhar informação. A interação cara-a-cara é importante e aumenta a confiança e o bem-estar dentro da comunidade", afirma.

A SAÚDE É IMPORTANTE NA ÍNDIA

Na Índia, a palavra Suraksha significa "bem-estar totaL" e esse tem sido precisamente o nosso foco nos últimos quatro anos. Os funcionários da KONE nos escritórios de todo o país são incentivados a participar numa ampla variedade de atividades que incluem ciclismo, caminhada, meditação e mesmo ioga do riso. São regularmente organizadas sessões de saúde informativas e check-ups, e em 2014 foi lançado um guia com dicas para uma alimentação saudável e bem-estar holístico. "Estamos a colaborar bem com os departamentos e a reiterar a importância do aumento do bem-estar do pessoal", afirma o Diretor HR J. Kabilan.

Com o Programa de Assistência aos Funcionários, que foi lançado em 2012 em colaboração com um parceiro externo, são igualmente utilizados com eficácia serviços de aconselhamento por parte do pessoal. "Alguns dos funcionários têm beneficiado destas sessões e deixam de fumar ou de beber álcool e o impacto que isso gerou nas suas vidas familiares é muito animador e satisfatório", afirma Kabilan.

O programa global da KONE "Elevate Your Health" resultou em várias iniciativas locais que são, no mínimo, muito gratificantes. Os funcionários em todos os continentes estão satisfeitos.

Beating the stress - Two people exercising

Habitue-se a fazer estes três exercícios diários para energizar o corpo e a mente. Pode mesmo fazê-los em conjunto com os colegas durante uma pausa.

1. Comece por marchar num determinado ponto e, depois, marche para a frente e para trás. Desloque os braços para cima e para baixo ao ritmo dos seus passos, mantendo os cotovelos dobrados e os punhos suaves. Faça tal durante 3 minutos.

img_News_Beating the stress_Back exercise

2. Coloque a sua mão esquerda no seu cotovelo direito, conforme ilustrado na imagem, e alongue delicadamente. Mantenha-se nessa posição durante 8-10 segundos e, depois, faça o mesmo com a mão direita no cotovelo esquerdo.

img_News_Beating the stress_Sideway exercise

3. De pé, levante os braços acima da cabeça e cruze os dedos. Mantenha-se nessa posição durante 15-20 segundos.

Partilhe esta página