WELCOME TO KONE!

Are you interested in KONE as a corporate business or a career opportunity?

Corporate site

Would you like to find out more about the solutions available in your area, including the local contact information, on your respective KONE website?

Your suggested website is

United States

Go to your suggested website

Back to top

A KONE propõe soluções inovadoras para um desconfinamento seguro nos edifícios

Press Release Published 05/12/2020

A KONE, líder mundial na indústria de elevadores, escadas rolantes e portas automáticas de edifícios, implementou um plano para a prevenção do contágio por COVID-19 com o início do desconfinamento, que será levado a cabo em diferentes fases durante as próximas semanas acompanhando o regresso gradual à atividade. Desta forma, a KONE oferece uma vasta gama de soluções e serviços para promover a utilização segura e higiénica de elevadores, escadas rolantes e portas automáticas de edifícios.

Medidas para a desinfeção e limpeza

Perante o cenário de regresso à atividade, a higiene e a limpeza das superfícies de contacto são fundamentais, sobretudo em espaços que partilhamos com outras pessoas. A KONE dispõe de várias opções de desinfeção e limpeza com o uso de hipoclorito de sódio, tanto para os elevadores como para as zonas comuns dos edifícios. Esta substância está também a ser utilizada na desinfeção das ruas e dos espaços públicos, podendo ser aplicada diretamente sobre a superfície ou através de canhões de nebulização.

Outra solução que funciona de modo permanente é o sistema de purificação do ar no elevador. Este inovador dispositivo instalado no teto da cabina elimina a maioria dos agentes contaminadores que possam estar presentes nos elevadores (bactérias, vírus, alergénios e odores), através de um processo de Oxidação Fotocatalítica Avançada (PCO).

A KONE também conta com soluções de desinfeção e limpeza para escadas rolantes. A higienização destes equipamentos é fundamental, pois, por motivos de segurança, é necessário agarrarmos o corrimão durante a viagem.

A alternativa mais eficaz e durável é a desinfeção do corrimão através de luz ultravioleta, que elimina até 99,99% dos microrganismos e não requer produtos químicos. O módulo de desinfeção UVC é instalado numa área fechada da escada rolante, no regresso do corrimão, sendo completamente seguro, e serve tanto para escadas localizadas em locais exteriores como em recintos fechados.

Medidas para o distanciamento social

A recomendação da OMS de manter a distância de segurança entre as pessoas obriga à redefinição dos espaços, de modo a garantir a segurança dos seus utilizadores. No caso dos elevadores, a KONE propõe três tipos de medidas:

· Limitar o número de passageiros do elevador: Consiste em ajustar a carga máxima do elevador para 50% da sua capacidade, quando o limite desta carga é atingido, o elevador deixa de responder às chamadas e, consequentemente, não poderá recolher mais passageiros.

· Limitar o número de paragens do elevador: Consiste em desativar as manobras de função coletiva para que o elevador não recolha mais pessoas durante os trajetos.

· Sinalização na entrada do edifício e no interior da cabina do elevador: Esta solução consiste na colocação de autocolantes em vinil no chão, para indicar claramente qual a posição em que devemos esperar pelo elevador na entrada do edifício de modo a permitir uma saída segura, e dentro da cabina, para que cada pessoa possa ocupar o lugar adequado, cumprindo sempre o distanciamento social exigido.

Conforme explica Sergio Álvarez, Diretor de Comunicação e Marketing da KONE, “estas são as medidas de prevenção que consideramos essenciais para minimizar o contágio por COVID-19, cumprindo as necessidades de segurança e higiene face à situação em que nos encontramos. É importante referir também que dispomos de soluções inovadoras exclusivas, concebidas especificamente para cada segmento – edifícios residenciais, escritórios, infraestruturas, unidades de saúde, edifícios comerciais e hotéis – que permitem reforçar as ações essenciais que já foram tomadas”.

KONE Residential Flow: esta solução para edifícios residenciais permite o acesso fácil e sem contacto desde a porta do edifício até à porta da sua casa. Melhora a acessibilidade e protege as pessoas, eliminando a necessidade de tocar no puxador da porta e nos botões do elevador. Como por magia, abrem-se as portas do edifício e o elevador é chamado apenas com o smartphone no bolso.

KONE Remote Call: com este sistema é possível chamar o elevador com o smartphone, sem necessidade de tocar nos botões de chamada.

KONE Advanced People Flow: é um sistema de gestão de tráfego de pessoas que permite que não exista qualquer tipo de contacto da porta do edifício até ao elevador. Deste modo, e através de um cartão de identificação pessoal ou do próprio telemóvel, o sistema identifica a pessoa e dá-lhe acesso ao edifício, aos torniquetes de entrada e reconhece o piso de destino a que se dirige.

KONE Monitoring: a partir de um único ecrã, o responsável técnico do edifício pode controlar e atuar sobre os elevadores e escadas rolantes, de forma a adaptar as suas funcionalidades. Um exemplo dessa adaptabilidade é a de bloquear o primeiro e segundo pisos para promover o uso das escadas, podendo desbloqueá-los novamente quando necessário.

Para além das soluções KONE para elevadores e escadas rolantes, é possível contar também com componentes específicos para a abertura de portas automáticas de edifícios sem necessidade de contacto, tais como sistema de automatização, sensores, chaves de proximidade, detetores de movimento e botões de pé.

Com todas estas soluções, a principal vantagem da proposta da KONE é a de trazer para o mercado uma solução integral sem contacto, desde antes de entrar no edifício até chegar ao piso de destino, com a possibilidade de integrar as portas do edifício, os sistemas de controlo de acesso, os torniquetes e os elevadores. Em simultâneo, a KONE disponibiliza aos seus clientes um serviço de consultoria, tanto em soluções mais adequadas como no planeamento do fluxo de pessoas no edifício, durante esta nova situação de regresso à atividade.

Por fim, a KONE oferece a possibilidade de utilizar materiais antimicrobianos nos elevadores. Recomendamos a substituição do corrimão atual do elevador por um com revestimento antimicrobiano, que elimina mais de 99% das bactérias, bem como laminados de superfície inteligente antimicrobiana para as respetivas paredes.

Sobre a KONE

A KONE é uma das empresas líder no desenvolvimento de soluções inovadoras e ecoeficientes para elevadores, escadas rolantes e portas automáticas de edifícios. O objetivo da KONE é proporcionar a melhor experiência em People FlowTM, desenvolvendo e fornecendo soluções inovadoras que permitam às pessoas moverem-se de forma fluida, segura, cómoda e sem longos tempos de espera. A KONE fornece elevadores líderes na indústria, escadas rolantes e portas automáticas de edifícios, bem como soluções de modernização e manutenção. O objetivo da empresa é oferecer a melhor experiência de fluxo de pessoas, desenvolvendo e instalando equipamentos que possibilitam um trajeto fluido, seguro, cómodo e sem longos tempos de espera em edifícios e meios cada vez mais urbanos. Em 2019, a KONE atingiu um valor total de vendas líquidas de 10 mil milhões de euros e conta co, aproximadamente 60 000 funcionários. As ações de categoria B da KONE estão cotadas na NASDAQ OMX Helsinki, na Finlândia. www.kone.es www.kone.es