Are you interested in KONE as a corporate business or a career opportunity?
Corporate siteUm dos elementos mais notáveis em Paris, França, é a ausência de arranha-céus na baixa. Aí, respeitam-se regulamentos rigorosos sobre alturas dentro dos limites da cidade, e os edifícios muito altos são colocados em quarentena mas margens de Paris. Isto não quer dizer que Paris rejeite a arquitetura vanguardista, muito pelo contrário.
"Basta olhar para o Museu do Louvre e para a pirâmide de vidro que serve a sua entrada principal. É possível observar marcos destes em toda a cidade de Paris, que se misturam perfeitamente com panoramas de arestas afiadas", afirma Pierre Liautaud, nascido em Paris, Vice-Presidente Executivo da KONE para o Sul da Europa, Médio Oriente e África.
TEMPO PARA UMA MUDANÇA DE VISUAL
Liautaud vê em Paris uma cidade que envelheceu com graciosidade, exceto La Défense, o distrito de negócios que se eleva no céu construído nos anos 70 e 80.
"Os antigos arranha-céus de Paris não evoluíram ao longo do tempo. Muitos estão a ser atualmente modernizados pela KONE, incluindo o Tour First com 231 metros de altura, o edifício mais alto em França."
Os benefícios mais evidentes da atualização de antigos elevadores são os melhoramentos à segurança e à acessibilidade. Normalmente, também reduz o consumo de energia, e a substituição total de um elevador pode aumentar o espaço interior de uma cabina em 50%.
La Défense recebe um dos maiores projetos de modernização de elevadores da KONE, o Tour Areva, onde 23 elevadores estão a ser revistos e equipados com a tecnologia ecoeficiente e sistemas de controlo de destino.
Tornar edifícios antigos mais inteligentes com tecnologia de ponta é uma área na qual a KONE também se destaca em Paris. "A modernização é a base do nosso negócio. Mais de metade dos elevadores de Paris têm mais de 30 anos e, por conseguinte, existem muitos edifícios que precisam de ser revistos."
Com capitais mundiais a competir pela sua atração turística, as conversões dos hotéis representam outra grande oportunidade de negócio para a KONE em Paris. Muitos hotéis de luxo estão a ser modernizados, como é o caso do Royal Monceau, que recentemente foi reequipado pela KONE.
O HORIZONTE SAGRADO?
Liautaud e a sua família estão a preparar-se para se mudarem para um apartamento perto de um hospital protegido datado de 1634 no coração de Paris. O hospital será transformado na sede de uma gigante de produtos de luxo, e os edifícios auxiliares envolventes foram substituídos por unidades residenciais de excelência.
"Este projeto é um bonito exemplo do que faz de Paris uma cidade tão encantadora – a sua capacidade de combinar a herança e a história com a modernidade", afirma Liautaud.
Há três anos, Paris alterou as suas leis, permitindo a construção de edifícios com até 180 metros de altura, mas Liautaud receia que os arranha-céus possam invadir o horizonte histórico. A Torre Eiffel com os seus 324 metros de altura continuará a ser, inquestionavelmente, o ícone cultural de França mundialmente reconhecido.