Are you interested in KONE as a corporate business or a career opportunity?
Corporate siteÀ primeira vista, nem parece nada de especial, talvez uma mera peça plana preta da cor do alcaçuz. Mas o superleve KONE UltraRope™ é uma conquista completamente nova na suspensão de elevadores. Composto por um núcleo de fibra de carbono e um revestimento único de alta fricção, pesa apenas cerca de um quinto de um convencional cabo de aço idêntico.
"Nem nos passa pela cabeça a influência que o peso de um cabo tem sobre tudo", afirma Tomio Pihkala, Diretor da Tecnologia da KONE. "Se tiver um cabo mais leve, pode ter um contrapeso mais pequeno e mais leve no elevador. Isto significa a redução geral das massas deslocadas", explica.
Por exemplo, uma altura de percurso do elevador superior a 500 metros – digamos que com 100 pisos. Se usar a tecnologia convencional, o peso das massas deslocadas seria, aproximadamente, de 27.000 kg, o que seria o mesmo que colocar 10 veículos todo-o-terreno dentro da caixa de elevador e deslocá-los ao longo do elevador.
Mas o KONE UltraRope™ reduz esse peso para aproximadamente 13.000 kg, o equivalente a 4 veículos todo-o-terreno. Esta redução significa que as pessoas serão capazes de deslocar-se do piso do solo até ao último piso numa só viagem contínua, mesmo que o edifício tenha um quilómetro de altura.
MENOS PESO MORTO, MAIS BENEFÍCIOS
Com o KONE UltraRope®, quanto mais alto subir, mais benefícios terá. As poupanças de energia para uma deslocação de elevador a uma altura de 500 metros, usando o UltraRope, ascendem a cerca de 15% comparativamente com a utilização de tecnologia convencional. Numa deslocação de 800 metros, as poupanças são superiores a 40%.
Isto porque a tecnologia permite cortes avultados no peso morto que é deslocado para cima ou para baixo cada vez que alguém entra num elevador de um edifício alto. Menos peso morto é sinónimo de menos consumo de energia e de menos custos operacionais.
Adicionalmente, a fibra de carbono ressoa a uma frequência completamente diferente da maioria dos materiais de construção, fazendo com que o KONE UltraRope seja menos sensível à oscilação do edifício, permitindo reduções no tempo de inatividade do elevador durante ventos fortes e tempestades.
O resort de luxo integrado Marina Bay, em Singapura, foi o primeiro a substituir alguns dos seus convencionais cabos de aço pelo KONE UltraRope. Outros grandes projetos, como Sky Tower em Auckland, na Nova Zelândia, e o mais recente edifício de escritórios de excelência de Brisbane, chamado 180 Brisbane, também adaptaram a nova tecnologia. Graças à sua crescente popularidade, a UltraRope está a preparar-se para ser instalada também naquele que será o maior edifício do mundo: o Jeddah Tower na Arábia Saudita.
SEM FERRUGEM, SEM DESGASTE
Além de o UltraRope facilitar a viagem, também simplifica a manutenção. Ao contrário do aço, não enferruja, não estica nem se desgasta. O seu revestimento especial não requer lubrificação, o que torna a manutenção mais ecológica.
Uma vida útil mais prolongada do produto UltraRope da KONE é igualmente uma revolução, pois a substituição dos cabos num edifício alto não é tarefa fácil. "Temos um cabo que funciona, que é fiável e que cumpre os nossos requisitos", afirma Pihkala a sorrir. "Este é um excelente ponto de partida."