Are you interested in KONE as a corporate business or a career opportunity?
Corporate siteJaipur é conhecida em todo o mundo pelo seu património histórico, como as deslumbrantes haveli centenárias e os fortes e monumentos do século XVI em ruínas, que compõem o passado rico e colorido da Índia. A parte mais histórica da cidade encontra-se por trás das suas paredes rosa características, onde riquexós, bicicletas, carros, camiões e vacas se empurram para ter o seu espaço entre o infinito coro de buzinas e do ruído do tráfego.
Apesar do seu património secular, Jaipur está a acolher o século XXI como uma das cidades que participam na iniciativa Smart City Mission do governo indiano. O foco da Smart City Mission é simples. O objetivo é tornar 100 cidades em todo o país mais sustentáveis e intuitivas para os seus habitantes, com recurso a tecnologia e às inovações mais recentes.
Em Jaipur, a ideia de cidade inteligente é pensada à medida das necessidades únicas da cidade. O objetivo é manter o património desta cidade fortificada, preservando o que é antigo, mas ao mesmo tempo fazendo melhorias através de trabalho sistemático de restauro de edifícios, sistemas de gestão de tráfego e estradas inteligentes.
“As pessoas querem viver e trabalhar em Jaipur. Portanto, precisamos de lhes proporcionar isso ao mesmo tempo que mantemos vivo o património da cidade”, afirma Alok Ranjan, CEO da Jaipur Smart City Limited, que consiste numa parceria público-privada para a promoção da iniciativa Smart City Mission em Jaipur.
Enfrentar problemas urbanos
A cidade com três milhões de pessoas não está sozinha no combate aos vários desafios que proliferam nas megacidades indianas de rápido crescimento. Sobrepopulação, gestão deficiente da água e fracas infraestruturas são apenas alguns exemplos.
Olhemos para o exemplo das deslocações diárias. A rede de estradas de Jaipur nunca foi construída para um tráfego que está em crescimento exponencial. Atualmente, o congestionamento está a refletir-se nas estradas e nos edifícios da cidade. Um dos objetivos da Smart City Mission é melhorar o fluxo de pessoas em Jaipur.
“O nosso plano é implementar um software com um sistema de gestão do trânsito que inclua bicicletas inteligentes, cartões de pagamento, estacionamento inteligente e uma única aplicação de telemóvel, que faça a gestão destes serviços,” afirma Ranjan.
A tecnologia está no âmago dos esforços da cidade. O objetivo é criar um sistema de estradas inteligentes dentro da cidade fortificada, que incluirá iluminação inteligente, sistemas de monitorização de poluição, CCTV, ecrãs informativos e pontos de carregamento de veículos elétricos.
Considera-se que todo o trajeto de uma pessoa durante um dia começa na sua casa e vai até ao seu destino e depois novamente para a sua casa. Ranjan refere que o design desempenha um papel muito importante neste processo. Idealmente, um bom design de edifícios centra-se na preservação do que é antigo e na criação de edifícios melhores e mais sustentáveis que permitam a deslocação entre diferentes espaços de forma segura e eficiente. Por exemplo, elevadores que se adaptam a vários requisitos dos edifícios, com inovações inteligentes, terão um papel fulcral na criação de cidades mais agradáveis para viver.
Encontrar o parceiro certo
Muita da lógica das cidades inteligentes centra-se na sustentabilidade. O governo indiano quer impulsionar o uso de fontes de energia renováveis, pelo que aumentou a capacidade do uso de energia solar no sentido de facilitar esta adoção.
“Estão em desenvolvimento veículos eletrónicos movidos a energia solar. O objetivo é aumentar em cinco vezes a capacidade solar de Jaipur nos próximos anos”, afirma Ranjan.
Ranjan admite que existem muitos desafios a resolver antes de Jaipur se poder chamar a si própria uma cidade inteligente e sustentável. A iniciativa Smart City Mission é completamente baseada em projetos, o que significa que todos os elementos do planeamento são subcontratados a fornecedores externos.
“É por isso que é tão importante criar parcerias com empresas de confiança e com ideias semelhantes ao longo de um processo transparente, que nos garantam que o trabalho é entregue, não só no tempo e orçamento estabelecidos, como também de forma sustentável”.
Nos próximos anos, Jaipur quer focar-se na criação de melhores espaços habitáveis para os seus habitantes. A tecnologia por si só não transforma uma cidade. Uma parte muito importante são também os seus cidadãos e o seu futuro. “O desafio é tentar perceber de que forma a cidade vai evoluir e se esses investimentos vão resistir à prova do tempo”, conclui Ranjan.