Are you interested in KONE as a corporate business or a career opportunity?
Corporate siteMais de 4,2 mil milhões de pessoas vivem e trabalham em cidades todos os dias. Alguns precisam de alojamento específico devido a deficiências, quer no mundo digital ou no mundo real. Atualmente, à medida que as populações urbanas continuam a crescer, várias cidades estão a recorrer à tecnologia para criar ambientes mais inteligentes e mais agradáveis para todos.
Entrevistámos algumas pessoas que estão a desenvolver tecnologia inovadora para lidar com os desafios da vida nas cidades.
Uma aplicação que ajuda as pessoas a deslocarem-se
A BlindSquare é a aplicação de GPS mais utilizada no mundo por pessoas cegas, surdas-cegas e amblíopes. Esta aplicação ajuda as pessoas a deslocarem-se pela cidade e a explorar os seus interesses, dizendo-lhes o que se encontra próximo. Ilkka Pirttimaa é o criador da BlindSquare e acredita que a sua aplicação pode capacitar as pessoas a deslocarem-se pelas cidades de forma muito mais inteligente.
“Quando se aproxima de um elevador que está conectado com API, a BlindSquare pode notificá-lo e fornecer uma interface de utilizador para selecionar o piso de destino.” – Illka Pirttimaa, criador da BlindSquare
Um mapa que torna o planeamento de viagens mais fácil
Entrar em edifícios, utilizar transportes públicos ou deslocar-se da estrada para o passeio pode ser um desafio para pessoas com mobilidade reduzida. A Sozialhelden tem vindo a trabalhar num conjunto de ferramentas que ajudam pessoas em cadeiras de rodas a deslocarem-se mais facilmente pelas nossas cidades.
A sua história começou com o Wheelmap, um mapa concebido para ajudar as pessoas a encontrar e assinalar espaços acessíveis a cadeiras de rodas e cresceu até se tornar numa solução de planeamento de viagens inteligente, que integra dados de elevadores e serviços de transporte público.
“Não é um problema da pessoa com deficiência participar na vida diária. É um problema da sociedade e do prestador de serviços.” – Holger Dieterich, Sozialhelden
A colaboração é o combustível do progresso
Mirva Nevalainen*, diretora de Operações de Inovação de Parceiros na KONE, acredita que faz parte de uma visão limitada pensar em edifícios, ruas e transportes públicos como entidades separadas; em vez disso, deveríamos estar a pensar no panorama geral de como as pessoas se deslocam numa cidade.
Para desenvolver soluções mais holísticas, as empresas devem colaborar e partilhar visões entre si. A KONE tem vindo a trabalhar com parceiros, como a BlindSquare, para integrar dados dos seus elevadores nas aplicações que ajudam pessoas com mobilidade reduzida.
Estas colaborações têm vindo a promover novas descobertas e a dinamizar progressos no desenvolvimento de soluções de acessibilidade, com o potencial de melhorar a vida nas cidades de milhões de pessoas em todo o mundo.