Back to top

As nossas conquistas ambientais

CLASSIFICAÇÃO NA "CDP GLOBAL A LIST"

A melhor classificação 100 A na "CDP Global A List"

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

A primeira empresa a alcançar a melhor classificação de eficiência energética para instalações de elevadores (classe A), de acordo com a norma ISO 25745.

CONSUMO DE ENERGIA

Entre 2008 e 2016, reduzimos em mais de 60% a pegada ecológica do nosso consumo de energia em relação às encomendas que recebemos.

A nossa abordagem

Para a KONE, a responsabilidade ambiental é uma combinação de oferecermos aos nossos clientes soluções inovadoras e eficientes em termos ecológicos e de reduzir o impacto ambiental das nossas operações.

PROGRAMA DE EXCELÊNCIA AMBIENTAL DA KONE

O nosso programa de Excelência Ambiental apoia a transformação "verde" contínua do ambiente construído em cidades inteligentes e ecológicas, comunidades com baixas emissões de carbono e edifícios com um consumo de energia nulo.

SOLUÇÕES PARA EDIFÍCIOS MAIS ECOLÓGICOS

O atual elevador de volumes da KONE, é até 90% mais eficiente em termos de consumo de energia em comparação aos elevadores KONE dos anos 90, assim como as nossas outras soluções eficientes em termos de consumo de energia, tornam-nos pioneiros na eco-eficiência.

REDUÇÃO DO NOSSO IMPACTO AMBIENTAL

Procuramos reduzir ainda mais o impacto ambiental das nossas operações, nomeadamente em relação à nossa pegada ecológica operacional, assim como na eficiência energética, na utilização de materiais e no consumo de água.

APOIAR O DESIGN DE EDIFÍCIOS ECOLÓGICOS

Calculamos consumo de energia dos nossos produtos e ajudamos na construção de edifícios ecológicos. Fomentamos o impacto ambiental dos produtos da KONE e contribuímos para o desenvolvimento de normas globais de gestão energética.

INSTALAÇÃO EFICIENTE EM TERMOS ECOLÓGICOS

Temos em consideração o ambiente quando instalamos um novo equipamento. Os nossos processos de instalação eficientes e devidamente planeados minimizam os impactos ambientais adversos resultantes do trabalho de instalação, e os nossos sistemas asseguram que reduzimos a utilização de químicos e que gerimos os resíduos de forma eficiente no local.

PROCESSOS DE MANUTENÇÃO EFICIENTES

Utilizamos tecnologias inteligentes e uma frota de veículos ecológicos para minimizar as emissões e maximizar a eficiência. As soluções de monitorização remota reduzem a deslocação desnecessária dos técnicos. Ao transportarmos um stock otimizado de peças sobresselentes nos nossos veículos, reduzimos as idas aos armazéns, diminuindo ainda mais as emissões poluentes.

EFICIÊNCIA ECOLÓGICA ATRAVÉS DA MODERNIZAÇÃO

Aplicamos uma variedade de soluções para fazer a maior diferença com o menor impacto ambiental possível. As nossas soluções de modernização vão desde a adaptação de iluminação LED a um elevador totalmente novo com tecnologia de recuperação de energia.

REDUÇÃO DA PEGADA ECOLÓGICA

A KONE mede a sua pegada ecológica operacional desde 2008. Entre 2008 e 2016, conseguimos reduzir a nossa pegada ecológica de Âmbitos 1 e 2 relativamente às encomendas recebidas em cerca de 60% [os cálculos incluem emissões diretas resultantes do consumo de energia e de gases refrigerantes (Âmbito 1), assim como emissões indiretas resultantes do consumo de eletricidade e do aquecimento urbano (Âmbito 2)].

O MAIOR CONTRIBUIDOR DA LOGÍSTICA


As operações de logística foram a maior fonte de emissões de gases com efeito de estufa na pegada ecológica absoluta da KONE, contribuindo com 139 kt de equivalente CO2 em 2016 (2015: 148 kt de equivalente CO2). Só utilizamos modelos de distribuição que tenham em conta a eficiência ecológica e prestamos especial atenção à redução do impacto do transporte através da otimização da rota e da distribuição, assim como uma análise cuidada aos modelos de transporte alternativos.

FROTA DE VEÍCULOS

Dos gases com efeito de estufa provenientes das operações da KONE em 2016, 30% foram emitidos pela nossa frota de veículos global, tornando-a no segundo maior fator contribuidor em termos das nossas emissões de gases com efeito de estufa. Procuramos continuamente novas e inovadoras formas de reduzir a pegada ecológica da nossa frota de veículos, por exemplo, prestando atenção à eficiência do combustível, utilizando veículos elétricos e monitorizando o desempenho dos condutores.

POUPANÇA DE ENERGIA NAS INSTALAÇÕES

A KONE tem mais de 1.000 instalações a nível mundial, incluindo escritórios e centros de instalação e assistência. A nossa Política Global de Instalações foca-se no desenvolvimento de instalações adequadas às suas funções e operações eficientes em termos ecológicos. O nosso objetivo é reduzir a pegada ecológica das nossas instalações, e estamos constantemente à procura de formas de melhorar a eficiência do espaço, otimizar a utilização energética, aumentar a quota de eletricidade de fontes de energias renováveis, reduzir o desperdício e melhorar a reciclagem, entre muitas outras.

Leia mais no nosso Relatório de Sustentabilidade (em inglês)