A Working Mother Media, uma organização defensora da igualdade de géneros estabelecida nos E.U.A., e a AVTAR, um pioneiro na inclusão da diversidade e local de trabalho na Índia, realizaram um inquérito em 2016 com o objetivo de identificar e promover políticas e programas progressivos que podem ajudar a apoiar as profissionais do sexo feminino na Índia. A KONE Índia foi uma das mais de 350 empresas que fizeram parte desse estudo, e estava entre as 100 empresas que são bem-sucedidas a ajudar as mulheres a terem uma carreira sustentável.
Num comentário que fez sobre a crescente atenção dedicada a jovens mulheres no local de trabalho, a Dr.ª Saundarya Rajesh, fundadora e presidente do AVTAR Group, afirma: "As 100 melhores empresas para mulheres na Índia têm políticas exemplares para incluir o talento das mulheres. Estas políticas apoiam a carreira das profissionais mulheres durante os eventos mais importantes das suas vidas, como a maternidade, e ajudam estas mulheres a manterem-se ativas e a crescer profissionalmente."
Compreensão para com as mulheres
As empresas participantes foram avaliadas em termos de métrica, tal como o acesso e utilização de programas de recrutamento, manutenção e progressão das mulheres; benefícios; a disponibilidade de trabalho flexível; e férias remuneradas. A KONE Índia foi relativamente bem sucedida no que diz respeito aos benefícios de funcionários, bem como ao recrutamento, retenção e progressão das mulheres.
"A empatia e o apoio demonstrados pelos meus colegas na KONE em relação aos desafios que todas as mulheres enfrentam é algo que torna esta empresa num lugar extraordinário para trabalhar", afirma Roshan Mabel R, que trabalha no departamento de apoio ao cliente da KONE India.
Esta visão é partilhada por outras mulheres que trabalham para a KONE na Índia, que valorizam a flexibilidade e compreensão que os seus gestores e colegas têm demonstrado, particularmente em circunstâncias como problemas de saúde inesperados e período adicional de licença para cuidar dos filhos.
Práticas flexíveis
"Durante todas as fases críticas da minha gravidez, a KONE compreendeu e reconheceu o meu problema e permitiu-me ter um horário de trabalho flexível sem ter qualquer impacto na empresa e no bem-estar dos funcionários", afirma Nithya Kalayani DG, que trabalha nos Recursos Humanos. Quando estava na fase inicial da gravidez, o médico aconselhou-a repouso total durante um mês a fim de eliminar o risco para o bebé provocado pelo trajeto diário de três horas que tinha de fazer.
"Uma vez que o meu trabalho era de cariz individual, foi difícil para mim tirar um mês inteiro devido ao impacto que iria ter sobre a rotina diária", recorda. "Mas com o grande apoio do meu responsável, pude ter um horário de trabalho flexível, o que equilibrou a minha saúde sem prejudicar o trabalho regular."
Agora, é a sua sogra que toma conta da filha de 1 ano de Nithya quando ela está a trabalhar, ajudando-a assim a conciliar as exigências da vida familiar com a carreira.
Mas nem todos têm pais ou sogros para ajudar. A Gestora Financeira Sukanya R vive com os seus sogros, mas como já têm uma idade avançada e a saúde é frágil, ela contrata uma baby-sitter para tomar conta da sua pequena filha durante as horas de trabalho.
"Quando a baby-sitter não comparece, eu tenho de recorrer à licença", afirma. "Alongar as horas normais de trabalho durante os dias mais críticos torna-se esgotante em termos físicos e emocionais… A minha equipa tem-me ajudado muito ao tratar das emergências na minha ausência."