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GENTING DREAM: A ATRAIR O EXTREMO ORIENTE

A indústria de cruzeiros está a crescer, e os operadores apostam no mercado asiático, que registou um aumento de 24% de passageiros em 2015. Descobrimos o que está a causar este crescimento e como esta mudança está a influenciar a experiência geral a bordo.

Quando Genting Dream foi batizado com uma gigante flor de lótus em Guangzhou, na China, a 13 de novembro de 2016, isso simbolizou a deslocação do mercado global de cruzeiros para a Ásia e o lançamento da primeira linha de cruzeiros de luxo do continente – Dream Cruises.

O mercado de cruzeiros asiático é um dos pontos altos na indústria naval global, com uma capacidade na região que duplicou para mais de 3,2 milhões de passageiros nos últimos três anos, de acordo com a Cruise Lines International Association (CLIA). O principal fator impulsionador deste crescimento é o facto de os asiáticos estarem a ficar mais abastados financeiramente. Na última contagem, a China sozinha tinha cerca de 387 bilionários e mais de 1.000.000 de milionários. Se adicionarmos a esses números o facto de eles adorarem viajar e de requinte, temos uma nova geração de viajantes de cruzeiros. De acordo com o Ministério Chinês do Turismo, no total, um milhão de habitantes da China Continental viajaram pelo alto mar no último ano, e este número deverá quadruplicar até 2020.

Isto talvez explique a razão pela qual um total de 52 navios cruzeiros está a operar na Ásia, totalizando mais de 1.000 viagens. Com portos de origem em Guangzhou, Hong Kong e Sanya, o Genting Dream está devidamente equipado e foi construído especificamente para o mercado asiático. O foco é transitar para a experiência a bordo, e os fornecedores de serviço estão a subir a parada.

A KONE fez sentir a sua presença no Extremo Oriente quando lhe foi adjudicado o contrato para equipar o Genting Dream com base na sua relação de longa data com a Star Cruise e Meyer Werft.

“É um passo natural para a KONE aumentar a sua presença nesta região", explica Timo Pakarinen, Diretor-Geral da KONE Marine. "Nós queremos perceber como irá funcionar o fluxo de pessoas e estar um passo à frente do cliente", acrescenta.

NAVEGAR A ONDA ASIÁTICA

Changing life in Nanjing - Men walking
AHOY, ÁSIA!

Durante o período de conceção, os especialistas do departamento de investigação e desenvolvimento da KONE foram destacados para estudar o comportamento dos consumidores asiáticos nos navios e em espaços comparáveis em terra, tais como em centros comerciais. Eles também colaboraram com os especialistas locais para obter uma compreensão mais profunda do comportamento e das características dos asiáticos.

"Os asiáticos viajam maioritariamente em grupos. Há muitas famílias – não apenas irmãs e irmãos, mas avós, tias e tios", afirma Jarkko Pekkala, Diretor de Vendas na KONE Marine. "Nos cruzeiros das Caraíbas, as pessoas tem a tendência de viajar como casal ou como família de quatro elementos e, obviamente, isto influencia o fluxo de passageiros."

Outras observações incluíam o facto de os passageiros asiáticos terem preferência por refeições rápidas numa praça de comida ou buffet em vez da alta gastronomia que demora mais tempo a ser confecionada. Eles também reagem à decoração e ao design de forma diferente, ajudando a empresa a desenvolver melhores soluções de fluxos de pessoas.

Os primeiros anos do navio em operação vão dar à KONE e à Genting a oportunidade de estudar de perto o comportamento dos passageiros e o fluxo de pessoas, com o sistema E-link da KONE a contribuir para o aperfeiçoamento do fluxo de passageiros e para as soluções preventivas de manutenção.

GANHAR COM O CLIENTE

Changing life in Nanjing - Group of men
UMA NOVA GERAÇÃO DE CRUZEIROS

"O que estamos a fazer é a criar em conjunto com o cliente", afirma Pakarinen. "Queremos ser aquele que está lá desde o início. O envolvimento precoce é a chave para podermos ser o parceiro preferido das soluções inteligentes do fluxo de pessoas na Ásia ao longo dos próximos anos, e estamos naturalmente ansiosos por servir os nossos clientes asiáticos ao longo de todo o ciclo de vida do equipamento. Isto significa ajudar os nossos parceiros a adquirir peças sobresselentes originais da KONE e aceder à manutenção preventiva, que melhora o ciclo de vida do produto."

Pakarinen prevê sistemas de elevador digitais totalmente equipados, que podem ser reconfigurados dependendo das línguas que os passageiros falarem, das disposições de desembarque em cada porto ou do fluxo de passageiros no navio. Isto ajuda o operador do cruzeiro a oferecer soluções pessoais aos seus passageiros, com uma melhor orientação, decoração e modos de operação do elevador.

O Genting Dream e o seu navio irmão, o World Dream, deverão ser estar devidamente equipados em outubro de 2017. A KONE vai equipar o navio com 31 elevadores – incluindo um elevador VIP para as 142 suites do Genting Club –, 2 escadas rolantes e 4 elevadores montacargas.

A indústria de cruzeiros está a preparar-se para a mudança na Ásia, e a KONE estará com eles em cada passo da caminhada.

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