
O que têm em comum o condomínio mais alto de Toronto One Bloor, o arranha-céus em Beijing – China Zun – e o destino de luxo de Singapura mais espetacular de sempre – Marina Bay Sands?
Todas estas maravilhas da construção deram um salto rumo ao futuro com a solução KONE JumpLift, que foi inventada em 2003. Durante anos, os estaleiros de construção em todo o mundo debatiam-se com questões de segurança e eficiência dos sistemas de elevação no exterior. Agora, tal passou a ser coisa do passado.
A tecnologia JumpLift usa uma casa de máquinas temporária dentro do caminho de elevação permanente, que se eleva automaticamente e "salta" para cima à medida que o trabalho de construção avança. Em suma, a tecnologia garante que os elevadores, que até agora costumavam ser as últimas peças do puzzle de construção, estão prontos a serem utilizados desde o início. São também utilizados para transportar os trabalhadores e os materiais de um modo muito mais rápido, seguro e económico.
A experiência mostra que isto tem um efeito cascata sobre a capacidade de tráfego, melhorando a eficiência do fluxo de pessoas e materiais até 50%. Por conseguinte, os prazos gerais de construção podem ser reduzidos em vários meses, o que implica um retorno mais rápido do investimento. Na realidade, isso confere aos construtores uma vantagem competitiva quando concorrem a projetos, pois podem estimar menores custos e conclusões mais rápidas.
Também reduz ao mínimo o tempo de inatividade da instalação dos elevadores. Quando o edifício está concluído, o próprio JumpLift pode ser rapidamente transformado num elegante elevador permanente com a instalação da maquinaria final, bem como com a instalação da parte estética das cabinas do elevador, portas e sinalização.
GRANDE BONANÇA
Para os construtores, esta tecnologia resulta numa bonança de vantagens nunca antes vista. O mais recente KONE JumpLift pode deslocar-se a uma altura máxima de 400 m e transportar uma carga máxima de 4.000 kg a uma velocidade que atinge até 4,0 m/s, que é cerca de 4 a 6 vezes mais rápido do que o sistema de elevação tradicional. Em alguns casos, a tecnologia permitiu deslocações a uma altura de 500 m.
Este avanço tecnológico facilitou o fluxo fluido de pessoas e bens, desafiando a sabedoria convencional da indústria. No mundo dinâmico da construção, onde cada edifício tem vários elementos importantes a ter em conta, como a sua altura, o KONE JumpLift é uma inovação que marcou uma nova ordem vertical.